Quarta-feira, 7 de Outubro de 2009
Conceitos e tecnologias

Uma vez que o projecto de dissertação que proponho desenvolver em conjunto com o Ricardo, abrange áreas que envolvem os conceitos (e respectivas tecnologias inerentes) de quiosque interactivo, living campus, multitouch, personalização, torna-se necessário abordar cada um deles, antes de mais avanços.

 

Relativamente à personalização, as tecnologias que têm andado a ser estudadas passam pela utilização de sistemas de RFID como por exemplo o Mir:ror, que recorre a ztamps que podem ser programáveis e posteriormente reconhecidos pelo sistema; sistemas de DataMatrix que convertem os dados para um código de barras que, ao ser detectado por uma câmara, acciona os mecanismos necessários; ou sistemas de QRcode, que são semelhantes ao anterior embora possibilitem a codificação de um maior número de caracteres.

 

Nota: Estas tecnologias foram criadas para, a partir de um telemóvel, quando fotografado o respectivo código, são descodificados os dados e transmitidos no dispositivo. No entanto, nós propomos que a tecnologia seja utilizada de modo inverso: o utilizador tem o código no seu dispositivo móvel, aponta-o para a câmara e o quiosque descodifica-o e transforma o mesmo em informação adequada ao utilizador.

 

No que diz respeito ao conceito de living campus, a temática é particularmente interessante, na medida em que me faz pensar que a experiência de ensino-aprendizagem mediada pelas tecnologias se pode extender a um patamar em que as acções do indivíduo têm repercussões no espaço em que aprende e vice-versa. Ou seja, o campus pode responder em tempo real às condições dinâmicas do espaço envolvente, permitindo à comunidade experiênciar uma fusão do corpo com a interface, sendo que será difícil distingui-los e mutuamente permitem despoletar acções e reacções conjuntas, que de forma integrada levarão a novos contornos no ensino, na aprendizagem e na maneira como se configura e vive o espaço de aula, o espaço de convivência, o espaço público e enfim.. o mundo todo! :) (Aconselho a lerem tudo muito depressa e depois respirarem fundo com êxtase!)

 

Relativamente às tecnologias Multitouch e aos Quiosques Interactivos, isso fica para outros posts! (Hoje já escrevi e divaguei que chegue!)

 

 

Até breve!

 




.About
Marília Moita
Graduated in Comunication and New Technologies
Attending a Master in Multimedia and Comunication
.Project
Leadershiped by Prof. Pedro Almeida and Prof. Mário Vairinhos
Colaboration of Prof. Luís Pedro
Developed with Ricardo Magalhães
.Search
 
.Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
29
30
31


.Recent posts

. O Fim da Caminhada

. Dissertações, Teses e exi...

. Data and more Data

. Hoje apetecia-me...

. Utilizadores + Perfis + I...

. Primeiro Teste RFID + Mid...

. The User's Experience Cyc...

. Multi-Touch in Public Spa...

. Receita Pastéis de Nata

. Multi-Touch Interaction O...

.Archives

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

.Tags

. todas as tags

.Twitter
.Subscribe feeds