Relativamente a resultados de pesquisas nesta área, a grande maioria foca-se apenas na vertente tecnológica da questão.
No entanto, encontrei este artigo num blog, que dá que pensar,e desafio-vos a verem o vídeo e depois a deixarem a vossa opinião, no final de compreenderem as duas grandes perspectivas (muito divergentes!) que giram em torno desta área de investigação.
No seguinte vídeo podem verificar que as pessoas estão simplesmente a tentar perceber o que podem fazer com a aplicação e como podem interagir com a informação, mas parece que ninguém está realmente interessado no conteúdo disponibilizado.
Por outro lado, e como podem ler aqui, há quem defenda que o “efeito wooooow!” da utilização desta tecnologia é um excelente meio para promover o interesse dos alunos nas matérias leccionadas, uma vez que eles próprios querem interagir e experimentar terminais que façam uso deste tipo de tecnologias, fomentando, desta forma, a participação dos mesmos, podendo levar a um aumento do seu índice de atenção e, consequentemente, promovendo a obtenção de melhores resultados na sua aprendizagem.
O que vos parece? Em que lado da moeda de situam? Qual a vossa opinião? A tecnologia MultiTouch distrai e despista ou atrai e auxilia? Acham que as pessoas ficam de tal maneira deslumbradas com o “efeito wooowwww!” proporcionado pela tecnologia, que não ligam nenhuma ao conteúdo? Na vossa opinião as pessoas querem interagir com terminais MultiTouch só “porque é giro”, ou porque de facto estão à espera de visualizar conteúdos interessantes? Ou ambas? Ou outra coisa completamente diferente?
Deixo aberta a discussão! A minha opinião fica para depois…
Ora bem, vou deixar a minha singela opinião :D Penso que em termos pedagógicos, e sobretudo numa camada mais jovem de alunos, o mais difícil é captar a atenção destes, visto que os estímulos são tantos e a competir ao mesmo tempo que a "matéria" normalmente passa para segundo plano. Nesse ponto de vista, acho que o uso da tecnologia multitouch será adequada para "agarrar" a atenção naquele primeiro momento. Inicialmente,sendo novidade, é provável que actue como um elemento distractivo do conteúdo. No entanto, se pensarmos numa utilização repetida, o efeito "wooo" deve começar a passar para segundo plano e o interesse do conteúdo para primeiro plano. O habito não faz o monge, mas o habito pode fazer com que a malta passe a reparar mais no conteúdo. :D
Lembro-me do efeito que o uso da projecção de powerpoints criou quando estávamos habituados aos velhinhos acetatos, na minha turminha do preparatório. Era ver quem fazia a apresentação mais pindérica! :D
Finalmente, acho que também é preciso ter em conta a adequação dos conteúdos ao suporte; se encher um powerPoint de texto não é agradável. também devem haver conteúdos "aborrecidos" para serem servidos com uma tecnologia tão "wooo". E espero que não comeces a banir os meus comentários :D*
1º de tudo (verifica a cor de letra quando fazemos um comentário, eu quase que não vejo o que estou a escrever :x. Por isso se este comentário não te for útil, espero que pelo menos isto seja :D
Ora bem, pessoalmente, acho que eu ia ser como as pessoas do vídeo, inicialmente estaria a borrifar-me para os conteúdos :P Mas claro isso depende do contexto de uso como sempre. Como o exemplo do vídeo é uma exposição, talvez o propósito seja mais do "ver e experimentar porque é giro", contudo creio que em outros contextos, como num museu ou numa instituição, como as pessoas vão a esses locais com outros propósitos, talvez se foquem mais na usabilidade e funcionalidade do multitouch e respectivos conteúdos.
Mas claro, tudo o que é novidade normalmente é "apetecível", mas com o passar do tempo essas novidades não são mais novidades e aí sim a funcionalidade do dispositivo e seus conteúdos são determinantes para que estes não caem em desuso :)