Segunda-feira, 12 de Outubro de 2009
MultiTouch: Discussão de Resultados

Olá!

 

Relativamente a resultados de pesquisas nesta área, a grande maioria foca-se apenas na vertente tecnológica da questão.

No entanto, encontrei este artigo num blog, que dá que pensar,e desafio-vos a verem o vídeo e depois a deixarem a vossa opinião, no final de compreenderem as duas grandes perspectivas (muito divergentes!) que giram em torno desta área de investigação.

 

No seguinte vídeo podem verificar que as pessoas estão simplesmente a tentar perceber o que podem fazer com a aplicação e como podem interagir com a informação, mas parece que ninguém está realmente interessado no conteúdo disponibilizado.

 

Por outro lado, e como podem ler aqui, há quem defenda que o “efeito wooooow!” da utilização desta tecnologia é um excelente meio para promover o interesse dos alunos nas matérias leccionadas, uma vez que eles próprios querem interagir e experimentar terminais que façam uso deste tipo de tecnologias, fomentando, desta forma, a participação dos mesmos, podendo levar a um aumento do seu índice de atenção e, consequentemente, promovendo a obtenção de melhores resultados na sua aprendizagem.

 

O que vos parece? Em que lado da moeda de situam? Qual a vossa opinião? A tecnologia MultiTouch distrai e despista ou atrai e auxilia? Acham que as pessoas ficam de tal maneira deslumbradas com o “efeito wooowwww!” proporcionado pela tecnologia, que não ligam nenhuma ao conteúdo? Na vossa opinião as pessoas querem interagir com terminais MultiTouch só “porque é giro”, ou porque de facto estão à espera de visualizar conteúdos interessantes? Ou ambas? Ou outra coisa completamente diferente?

 

Deixo aberta a discussão! A minha opinião fica para depois…

 

Até breve!

 




4 comments:
De cat a 12 de Outubro de 2009 às 16:40
Ora bem, vou deixar a minha singela opinião :D
Penso que em termos pedagógicos, e sobretudo numa camada mais jovem de alunos, o mais difícil é captar a atenção destes, visto que os estímulos são tantos e a competir ao mesmo tempo que a "matéria" normalmente passa para segundo plano. Nesse ponto de vista, acho que o uso da tecnologia multitouch será adequada para "agarrar" a atenção naquele primeiro momento. Inicialmente,sendo novidade, é provável que actue como um elemento distractivo do conteúdo. No entanto, se pensarmos numa utilização repetida, o efeito "wooo" deve começar a passar para segundo plano e o interesse do conteúdo para primeiro plano. O habito não faz o monge, mas o habito pode fazer com que a malta passe a reparar mais no conteúdo. :D

Lembro-me do efeito que o uso da projecção de powerpoints criou quando estávamos habituados aos velhinhos acetatos, na minha turminha do preparatório. Era ver quem fazia a apresentação mais pindérica! :D

Finalmente, acho que também é preciso ter em conta a adequação dos conteúdos ao suporte; se encher um powerPoint de texto não é agradável. também devem haver conteúdos "aborrecidos" para serem servidos com uma tecnologia tão "wooo".
E espero que não comeces a banir os meus comentários :D*


De moita-m a 12 de Outubro de 2009 às 16:46
Ora essa! Obrigada pelo teu contributo muito interessante Cat :)


De ruirodrigues a 12 de Outubro de 2009 às 17:37
1º de tudo (verifica a cor de letra quando fazemos um comentário, eu quase que não vejo o que estou a escrever :x. Por isso se este comentário não te for útil, espero que pelo menos isto seja :D

Ora bem, pessoalmente, acho que eu ia ser como as pessoas do vídeo, inicialmente estaria a borrifar-me para os conteúdos :P
Mas claro isso depende do contexto de uso como sempre. Como o exemplo do vídeo é uma exposição, talvez o propósito seja mais do "ver e experimentar porque é giro", contudo creio que em outros contextos, como num museu ou numa instituição, como as pessoas vão a esses locais com outros propósitos, talvez se foquem mais na usabilidade e funcionalidade do multitouch e respectivos conteúdos.

Mas claro, tudo o que é novidade normalmente é "apetecível", mas com o passar do tempo essas novidades não são mais novidades e aí sim a funcionalidade do dispositivo e seus conteúdos são determinantes para que estes não caem em desuso :)

P.S Peço desculpa se isto for com erros :p


De moita-m a 12 de Outubro de 2009 às 18:17
Pronto, a cor já está alterada :)
Obrigada pelo teu contributo muito interessante Rui!


comment

.About
Marília Moita
Graduated in Comunication and New Technologies
Attending a Master in Multimedia and Comunication
.Project
Leadershiped by Prof. Pedro Almeida and Prof. Mário Vairinhos
Colaboration of Prof. Luís Pedro
Developed with Ricardo Magalhães
.Search
 
.Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
29
30
31


.Recent posts

. O Fim da Caminhada

. Dissertações, Teses e exi...

. Data and more Data

. Hoje apetecia-me...

. Utilizadores + Perfis + I...

. Primeiro Teste RFID + Mid...

. The User's Experience Cyc...

. Multi-Touch in Public Spa...

. Receita Pastéis de Nata

. Multi-Touch Interaction O...

.Archives

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

.Tags

. todas as tags

.Twitter
.Subscribe feeds