Quinta-feira, 15 de Outubro de 2009
2ª actividade de Seminário

Olá!

 

Queria deixar-vos um vídeozinho com a minha bonequinha, mas esta semana foi muito complicada e como há metas a cumprir...fica para a próxima!

 

Ora bem, respondendo à 2ª actividade proposta pelo docente da UC de Seminário, esta semana dei uma voltinha pelos blogs dos meus colegas, aproveitei para deixar o meu contributo em alguns deles, e perceber que afinal, todos estamos metidos no mesmo saco, com angústias, complicações, dificuldades e indefinições próprias de quem está a iniciar um Projecto de Dissertação.

 

Compreendi que existem alguns pontos de vista que partilho com colegas, e que são do meu interesse não só pelo trabalho que estou a desenvolver para este projecto, mas também para o projecto de investigação em que estou inserida na área dos Serious Games.

 

Assim, começo já pelo projecto da colega Rosana, que é à volta do conceito "digital lerning game" e sobre o qual o meu interesse ronda a parte do Game e do Learning. A sério que penso que a indústria dos jogos vai (se não está já a fazê-lo!) revolucionar o campo da educação/formação. Podia escrever muitas mais coisas que penso e isto daria um paper, mas sinceramente hoje estou demasiado estafada para escrever. Pronto, deixo só aqui a salvaguarda: Rosana se precisares de material sobre Serious Games entra em contacto cmg, terei todo o gosto em te facultar material que te possa ser útil.

 

Relativamente ao meu projecto de dissertação, nem vale a pena voltar a referir o projecto do Ricardo Magalhães, uma vez que estamos a desenvolver o projecto em conjunto mas depois seguiremos vias de investigação distintas.

 

O projecto da Ana Baptista, apesar de não ter nada a ver com o meu, tem uma vertente interessante e passo a citar "a forma como o ser humano pode estabelecer relações de longo prazo com robots e companheiros virtuais e as implicações que isso pode ter no seu design, construção e usabilidade." Ora, sendo eu irmã de um Mestre Engº Mecânico (escrito com baba e orgulho) especializado no ramo de automação e robótica, e tendo convivido estes 2 últimos anos com todas as suas preocupações em torno das relações (ainda que em contexto industrial) que se mantém entre homem-robô, acho que abordar a questão das relações entre humanos e companheiros virtuais do ponto de vista das inplicações ao nível da sua construção, da usabilidade e do design é muito interessante! Em última instância, instalações, terminais e plataformas de suporte a conteúdos multimédia têm de ser pensados do ponto de vista da interacção humana, e hoje em dia estas preocupações já deixaram há muito de ser meramente ergonómicas (mais outro paper que dava para escrever se escrevesse tudo o que penso acerca deste assunto, desculpem mas estou cansada!). A prova disso, do ponto de vista do contacto entre humano e robô é o projecto LIREC no qual a Ana está inserida ainda que numa diferente vertente e que, como já referi, me interessa e alguns recursos podem vir a ser úteis para o meu projecto.

 

O projecto do Nuno Veloso, pode ter duas vertentes de interesse: pode vir a dar jeito do ponto de vista de partilha de recursos tecnológicos, uma vez que muito provavelmente possa ser incluída uma vertente de Realidade Aumentada no projecto que estou a desenvolver; a segunda pertente é que o Nuno pretende aplicar Realidade Aumentada num contexto edicacional. Como o nosso projecto consite na aplicação de uma tecnologia interessante aqui na Universidade, pode ser que exista bibliografia comum que possamos partilhar, ao nível dos novos paradigmas de interacção em contextos educacionais ( e podia sair mais um paper!).

 

O projecto da Cátia Figueiredo pode relacionar-se da mesma forma que o da Ana: apesar de não ter nada a ver, há recursos muito interessantes que têm sido disponibilizados por ela e que tocam alguns pontos do meu projecto de investiação.

 

Ainda, o projecto do Rui Barbosa, que eu ainda não percebi muito bem o que é, mas como se refere a um "guia virtual" pode ser que venha a ter alguns recursos de interesse que possamos partilhar.

 

Desculpem isto ir mal escrito, mas olhem, hoje é mesmo over and out!

 

Espero nos próximos posts dar-vos mais novidades interessantes!

 

Até Breve!

 

 




1 comment:
De rbarbosa a 15 de Outubro de 2009 às 21:57
Só hoje é que passei a perceber exactamente qual o "trabalho" que tenho pela frente! Checka o meu blog e vê se temos algo em comum :p


comment

.About
Marília Moita
Graduated in Comunication and New Technologies
Attending a Master in Multimedia and Comunication
.Project
Leadershiped by Prof. Pedro Almeida and Prof. Mário Vairinhos
Colaboration of Prof. Luís Pedro
Developed with Ricardo Magalhães
.Search
 
.Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
29
30
31


.Recent posts

. O Fim da Caminhada

. Dissertações, Teses e exi...

. Data and more Data

. Hoje apetecia-me...

. Utilizadores + Perfis + I...

. Primeiro Teste RFID + Mid...

. The User's Experience Cyc...

. Multi-Touch in Public Spa...

. Receita Pastéis de Nata

. Multi-Touch Interaction O...

.Archives

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

.Tags

. todas as tags

.Twitter
.Subscribe feeds