Segunda-feira, 19 de Outubro de 2009
Medologia de Investigação a Adoptar

Olá!

 

Para começar tenho de desabafar que a minha tarefa de fim-de-semana, de ler artigos e fazer fichas de leitura, organizar e colocar resumos dos artigos no EndNote, não foi executada. Assim, ponho como meta ler e resumir, não só os artigos que tinha para Sábado passado, mas também os que for encontrando esta semana até ao próximo Domingo! Tenho de escrever isto para me obrigar a fazer estas coisas, senão não vou lá..

 

Posto este desabafo, e tendo em conta aquilo que já fui definindo sobre o meu projecto de dissertação, começa a ser mais que necessário pensar na metodologia de investigação a adoptar.

 

Quanto ao objectivo, tendo em conta o objecto do estudo, penso que a abordagem a adoptar será de carácter exploratório, no sentido em que será efectuada uma aproximação ao tema, tendo em conta a informação disponível de outros autores que trabalharam sobre o mesmo, sendo que serão efectuadas pesquisas bibliográficas e outros materiais relacionados com o tema.

 

Relativamente a fontes de dados, estes serão maioritariamente provenientes de pesquisa bibliográfica, sendo que desta forma visa-se compreender de forma mais aprofundada as abordagens de outros autores que se relacionem com o tema.

 

Definidos objectivo e fontes de dados, falta abordar qual o procedimento metodológico a ter em conta aquando da recolha dos dados. Devido à natureza do projecto (decorre num espaço de tempo reduzido, ambiente e contexto controlados, recursos humanos limitados, entre outros) o procedimento metodológico poderá passar pela realização de um estudo de caso, em que são controladas todas as variáveis necessárias, podendo estudar-se em profundidade o caso específico, ainda que possa apresentar-se a limitação da não-extrapolação dos dados e a consequente impossibilidade de se efectuarem generalizações.

 

Se o projecto não tivesse uma duração temporal tão escassa, seria giro seguir pela via da investigação-acção. Uma vez que o problema afecta a comunidade universitária, esta poderia ser envolvida no estudo e poderiam ser desenvolvidas, estudadas e testadas, várias versões da possível solução do problema, até se verificar se haveria uma versão que pudesse ser adoptada para resolver o problema da comunidade. Ou no pior cenário, e ainda assim válido, poderia verificar-se que nenhuma das soluções elaboradas, estudadas e testadas, resolveria o problema. Mas visto que o tempo e os recursos são limitados, penso que o estudo de caso será o procedimento mais adequado.

 

Resumindo:

 

. Qual a metodologia a adoptar para o meu projecto?

- O objectivo do estudo passará por uma abordagem exploratória;

- Será aprofundado e conhecido melhor o problema através da pesquisa e levantamento bibliogáfico;

- Serão elaboradas hipóteses a serem (ou não) verificadas;

- Uma vez que existem alguns constrangimentos, será efectuado um estudo de caso onde possam ser controladas variáveis inerentes ao estudo;

 

. Porquê?

- As justificações das escolhas vão sendo feitas ao longo do texto, não me apetece repetir.

 

Espero que não tenham adormecido a ler este post, eu própria estou a morrer de sono...

Mais informação relacionada com a presente neste post pode encontrar-se nos slides da aula de Projecto de Dissertação.

A informação publicada não foi ainda discutida com os orientadores, por isso é provável que mais tarde venha a sofrer alterações.

 

Até Breve!

 

 




.About
Marília Moita
Graduated in Comunication and New Technologies
Attending a Master in Multimedia and Comunication
.Project
Leadershiped by Prof. Pedro Almeida and Prof. Mário Vairinhos
Colaboration of Prof. Luís Pedro
Developed with Ricardo Magalhães
.Search
 
.Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
29
30
31


.Recent posts

. O Fim da Caminhada

. Dissertações, Teses e exi...

. Data and more Data

. Hoje apetecia-me...

. Utilizadores + Perfis + I...

. Primeiro Teste RFID + Mid...

. The User's Experience Cyc...

. Multi-Touch in Public Spa...

. Receita Pastéis de Nata

. Multi-Touch Interaction O...

.Archives

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

.Tags

. todas as tags

.Twitter
.Subscribe feeds