Olá!
Esta semana tive reunião com os orientadores e começam a levantar-se questões que estão intrinsecamente ligadas com a tarefa de Seminário para esta semana e que dizem respeito ao facto de ter de identificar teorias/modelos/autores/conceitos que sejam relevantes para a minha investigação.
Já tenho vindo a efectuar uma distinção dos principais conceitos que rondam o projecto, mas tenho de pensar mais seriamente sobre o assunto pois na minha cabeça ainda há muitos espaços em branco na secção reservada para o projecto de dissertação. Assim muito de grosso modo, há algumas coisas que eu acho que têm de ser faladas na parte do enquadramento teórico, mas ainda não consigo perceber o que é realmente importante do que é acessório e por isso, deixo aqui uma pequena lista dos conceitos/modelos/tecnologias a pesquisar, sem qualquer ordem de relevância ou pertinência para o estudo (em inglês, que é mais fácil de se compreenderem os conceitos):
- Tangible User Interface;
- Human-Computer Interaction;
- MultiTouch;
- Interactive Points at public spaces;
- RFID Systems;
Relativamente à tecnologia Multitouch e, já agora, também na área das Interfaces Tangíveis e da Interacção Humano-Computador, já referi num post anterior que um autor de referência é o Senhor Bill Buxton, que fez estudos muito interessantes, nomeadamente: Surface and Tangible Computing, and the “Small” Matter of People and Design (.pdf), HCI Remixed - Reflections on Works That Have Influenced the HCI Community (livro) e ainda por cima ele fez um indíce de papers (escritos por ele ou com a sua colaboração) que considera fundamentais, dispostos por categoria e que disponibiliza aqui.
No que diz respeito a Multitouch é incontornável, também como já referi anteriormente, o Senhor Jeff Han que também já referi num post anterior e não me vou estar a repetir.
Quanto a Pontos Interactivos em Espaços Público, entre vários outros recursos, encontrei o livro Citywide: Supporting Interactive Digital Experiences Across Physical Space, de Izadi et al, do The Mixed Reality Lab. da Universidade de Nottingham, que me parece ser muito interessante. Encontrei também o Artigo The Plasma Poster Network: Posting Multimedia Content in Public Places, de Churchill et al, do FX de Palo Alto, USA, que me parece igualmente interessante.
Relativamente às tecnologia RFID (Não excluindo DataMatrix, QRCode e Augmented Reality), encontrei uma tese fenomenal e que tem muito a ver com aquilo que se pretende desenvolver para o projecto de dissertação: Using RFID in Augmented Campus Reality (.pdf) de Dervis Mansuroglu da Ostfold University, Noruega.
Encontrei muitos mais recursos na área da aplicação de tecnologia RFID sendo que destaco alguns de acordo com áreas que eu penso que devam ser reflectidas no enquadramento teórico.
Começo então por este artigo acerca da história do RFID, que tal como o nome indica efectua um estudo acerca da evolução e da utilização da tecnologia RFID ao longo do tempo.
No âmbito académico encontrei o artigo Enhancing The Examination Process in Universities with Transparent RFID Identification, de Martín et al, da Universidade Castilla La Mancha, Espanha, e que me pareceu uma abordagem curiosa sobre o registo de presenças na sala de aula e em exames, ser efectuado através de reconhecimento por RFID.
Outra abordagem interessante vem do Fraunhofer Portugal Research Centre AICOS, do Porto, com o artigo Personal Navigator for a Public Transport System using RFID Ticketing, de Aguiar et al, que propõem um sistema onde seja possível andar nos transportes públicos com bilhetes reconhecidos com recurso a esta tecnologia.
Do ponto de vista colaborativo, achei interessante a abordagem de Peter Plaggenborg, intitulada Social RFID - internet for things, onde o autor faz um apanhado da utilização desta tecnologia e propõe algumas áreas de partilha e de utilização em comunidade da mesma.
Em áreas relacionadas com perfis de utilizadores, penso que o artigo RFID-based user profiling of fashion preferences: blueprint for a smar wardrobe de Ling et al, Australia é interessante uma vez que estuda a possibilidade de criação de perfis de moda de utilizadores, baseados em informação proveniente de sistemas RFID em lojas onde efectuem compras de roupa.
Tenho ainda montanhas de artigos, papers, capítulos de livros e etc, sobre estas temáticas todas, para ler e volto a prometer-me que vou ter tudo lido e categorizado até Domingo, e depois poderei fazer um update a esta informação e ter algumas noções um bocadinho mais sólidas na minha cabeça, que é para ir começando a esboçar um índice para o meu enquadramento teórico.
Desculpem o post enorme e mal escrito, parece que vai sendo hábito, mas estas semanas têm sido esgotantes... Deve ser do tempo!
Até breve!
. Dissertações, Teses e exi...
. Utilizadores + Perfis + I...
. Primeiro Teste RFID + Mid...
. The User's Experience Cyc...
. Multi-Touch in Public Spa...
. Multi-Touch Interaction O...